domingo, 25 de outubro de 2009

Oscar Niemeyer

"Não é o ângulo recto que me atrai, nem a linha recta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein." Oscar Niemeyer


Oscar Niemeyer é um arquitecto brasileiro, nascido a 15/12/1907, considerado um dos nomes mais influentes na Arquitectura Moderna internacional. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do cimento armado.
Em 1957, Niemeyer abre um concurso público para o plano piloto da nova capital Brasília. O projecto vencedor é o apresentado por Lúcio Costa, seu amigo e ex-patrão. Niemeyer, arquitecto escolhido por Juscelino Kubitschek, seria responsável pelos projectos dos edifícios enquanto Lúcio Costa desenvolveria o plano da cidade.
Brasília foi um grande desafio, a cidade foi construída na velocidade de um mandato, em poucos meses Niemeyer projecta uma série de edifícios, para configurar a nova cidade. Entre os de maior destaque estão a residência do Presidente (Palácio da Alvorada), o Edifício do Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal), a Catedral de Brasília, os prédios dos ministérios, a sede do governo (Palácio do Planalto) além de prédios residências e comerciais.
Oscar Niemeyer faleceu no dia 05 de Dezembro de 2012 aos 104 anos.

"...quem for a Brasília, pode gostar ou não dos palácios, mas não pode dizer que viu antes coisa parecida. E arquitectura é isso – invenção." Oscar Niemeyer
(post atualizado a 08-12-2012)